segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fontes de luz

Fontes de luz são os corpos que podem receber luz que pode ser primarias ou secundarias. Elas podem ser classificadas em:

  • Pontual ou puntiforme: Uma fonte sem dimensões consideráveis que tem infinitos raios de luz.

  • Extensa: Uma fonte com dimensões consideráveis relacionada ao ambiente.


Meios de propagação da luz

A luz se propaga através de três meios, que se comporta de maneiras diferentes em cada um deles.

  • Meio transparente: É um meio que permite a propagação da luz, o observador vê o objeto com nitidez através do meio. Exemplos: ar, vidro...


  •  Meio translucido: É um meio que permite uma propagação irregular da luz, o observador vê o objeto através do meio, mas sem nitidez.
  • Meio opaco: É um meio que não permite a propagação da luz, o observador não consegue ver o objeto através do meio.



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conceitos básicos

·         Raios de luz
Os raios de luz são a representação geométrica da trajetória da luz, da qual indica sua direção e sentido de propagação. O raio de luz é representado por um segmento de reta no sentido da propagação.

·         Feixe de luz
É um conjunto de infinitos raios de luz. Um feixe de luz tem três tipos:
ü  Cônico convergente;
ü  Cônico divergente;
ü  Cilíndrico paralelo;
O cônico convergente é onde os raios convergem para um ponto (fig. 1); o cônico divergente é onde os raios divergem a partir de um ponto (fig. 2); o cilíndrico paralelo é onde os raios de luz são entre si paralelos (fig. 3);
                                             Figura 1






Figura 2






Figura 3

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Luz

      Nós sabemos que ela é uma partícula e uma onda, mas o que isso realmente quer dizer?


       No século 17, Isaac Newton sugeriu que a luz era composta de pequenos corpúsculos ou seja, partículas. Nos dois séculos seguintes, contudo, experimentos demonstraram que a radiação luminosa era composta de ondas, como descreveu, no século 19, o escocês James Maxwell. Inspirado pela mecânica quântica do alemão Max Planck, Einstein bagunçou tudo ao apresentar, em 1905, uma descrição da luz que só seria válida caso ela fosse composta de partículas.
     Um dos fenômenos que indica que a luz é onda é a chamada interferência o fato de que ondas luminosas, quando passam a certas distâncias, podem interferir umas com as outras. A melhor forma de observar isso é ver uma parede com duas fendas estreitas, uma ao lado da outra, por onde a luz deve passar e ser projetada num anteparo atrás da parede. Quando as duas fendas estão abertas, o padrão de luz e sombra que se vê no anteparo é uma série de listras o esperado, caso as ondas luminosas estivessem interferindo umas com as outras. Ao se fechar uma das duas fendas, o padrão listrado some e sobra apenas uma faixa intensa de luz (ou seja, a interferência some).

    Será que o mundo quântico é mesmo probabilístico? Einstein, que acreditava que Deus não joga dados, jamais aceitou essa tese. Em 1954, ele descreveu sua frustração em uma carta: Todos esses 50 anos de reflexão conscienciosa não me deixaram mais perto da resposta à pergunta: O que são os quanta de luz? Até agora, ninguém chegou a uma resposta satisfatória.

Referencia: super.abril.com.br

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O que é luz?

Luz é energia. Energia elétrica, esta que pode ser transformada em: energia sonora, térmica, luminosa; Uma fonte que tem energia térmica e luminosa é o sol, mas em compensação a lua não tem energia térmica igual ao sol, apesar de ter energia luminosa.
A energia pode ser usada em várias áreas e não somente na elétrica. Alguns exemplos são: energia mecânica, eólica, cinética, elástica; O que seria a luz? Em quais grupos ela realmente se encaixa? Quais são os benefícios e desvantagens da luz? Como é sua criação e quais são os tipos de poluição que ocorre?
Podemos citar a usina de Candiota CGTEE, que produz energia através do carvão. Lá tem uma mina de carvão que é transportada até a usina.
Por fim só podemos dizer que ainda nada sabemos de verdade. Só podemos dizer suposições e dúvidas.